sábado, 20 de abril de 2013

Projeto de leitura




PROJETO: LER PARA CRESCER


DURAÇÃO: Ano de 2013

PÚBLICO ALVO: 3º ano

RESPONSÁVEIS: Professora Valdirene e bibliotecária

JUSTIFICATIVA

Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por conseqüência dificuldade de compreensão , interpretação , erros ortográficos e poucas produções significativas dos alunos.

Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a idéia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Daí a nossa certeza que este projeto Faz-se entanto necessário.Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam , vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.

Neste sentido pensamos ser dever, propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler.

2. OBJETIVOS

Estimular o hábito de leitura;

Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;

Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;

Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.

Estimular o desejo de novas leituras;

Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;

Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;

Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.



3. METODOLOGIA: PLANO DE AÇÃO



Iniciar o dia “D” leitura semanalmente. Os alunos serão incentivados a trazerem material do seu interesse para leitura neste dia. Ao mesmo tempo, oferecer aos alunos, gêneros de leitura variados: poesia, piada, contos, literatura infantil, histórias em quadrinhos, artigos informativos, etc e/ou dirigir a aula de leitura a um tema específico. Nesse dia o aluno que desejar pode fazer indicação de algum livro para toda a escola, através de murais ou após a hora cívica.

Além do dia “D”, os alunos terão acesso à maleta de leitura com diversos gêneros textuais e um caderno contendo uma ficha de leitura que será preenchida após escolha do livro. Acontecerá diariamente um sorteio que definirá o aluno que levará a charmosa maletinha.

4. RECURSOS

Recursos materiais: textos diversos, livros, revistas, jornais, data show, retroprojetor, cartolina, papel sulfite, pincel atômico, etc..











Nenhum comentário: