domingo, 21 de abril de 2013

Planos de aula- matemática/anos iniciais


TRABALHANDO MATEMÁTICA UTILIZANDO BILHETES DA LOTOMANIA E MEGA-SENA


CAPACIDADES:

• Comparar e ordenar a leitura e escrita, de números familiares ou freqüentes.

• Observar critérios que definem uma classificação de números (maior que, menor que, estar entre) e de regras usadas em seriações (mais 1, 2 mais, dobro, metade, pares e impares, sucessor e antecessor).

• Compor e decompor números.

ATIVIADADES PROPOSTAS:

Primeiramente apresentar os bilhetes à turma e fazer o levantamento dos conhecimentos prévios. Oralmente analisar os bilhetes, observando a sequência numérica, sequência das colunas, números pares, ímpares, sucessores, antecessores, etc...

Dividir a turma em pequenos grupos e pedir que utilizem o material dourado para representar as unidades e dezenas contidas no bilhete. Em seguida propor aos alunos que pintem no bilhete as dezenas na cor verde e a dezena maior de vermelho.

Em outro momento, distribuir novos bilhetes e criar novas possibilidades de registros, como por exemplo, colorir o número correspondente a data do aniversário, ao número de alunos da classe, números pares e ímpares, circular o número que correspondente à uma dúzia etc...

Pode-se também fazer um ditado colorido de números, em seguida propor a escrita por extenso dos numerais ditados , representação desses números no QVL ou pedir que façam a decomposição .


FAZENDO A APOSTA



Fazer a leitura coletiva das informações e regras descritas no verso do bilhete.

Propor às crianças que façam as apostas, marcando 7 números no bilhete. Fazer o sorteio utilizando peças do bingo, após o resultado final os alunos conferem os números sorteados.


Os Bilhetes contribuíram também para o trabalho da consciência fonológica.

A partir da palavra LOTOMANIA listamos rimas e novas palavras.

Nenhum comentário: