quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Textos para pais e educadores;

Coisas Simples que um Pai pode fazer para ajudar de Verdade na educação dos Filhos.

Quando se fala do envolvimento dos Pais com a educação dos filhos logo se pensa em artifícios complicados e impossíveis que cada um deve empreender para tornar isso possível.
A educadora Betina Serson, uma brasileira residente nos Estados Unidos, fez recentemente uma rica experiência em sala de aula, mostrando que com simplicidade e boa vontade, do educador e dos familiares, coisas com de um valor educativo fantástico podem acontecer.
Em paises como o Brasil e os Estados Unidos onde a grande maioria dos professores em pré escola são mulheres, existe uma defasagem muito maior entre os meninos e as meninas em termos de interesse pela leitura, sendo que as meninas demonstram um maior interesse por livros e em comparação com paises onde existem professores de ambos os sexos onde essa defasagem é muito menor.
Os pais e as mães tem um jeito diferente de se relacionar com os filhos. as mães geralmente são as mais disciplinadoras e os pais geralmente são os companheiros de brincadeiras e de bagunça. Além disso as mães são as que tem maior contato com os professores e portanto sentem-se mais à vontade quando entram na classe dos filhos. Muitos pais gostariam de ter uma maior participação na escola dos filhos, mas muitas vezes não sabem por onde começar.
Pensando assim eu mandei uma carta aos pais convidando-os a irem a escola e lerem um livro (que eu providenciaria) para as crianças, não houve resposta.
Depois eu decidi pedir pessoalmente aos pais e as mães e explicar-lhes o porque que eu achava tão importante a presença e o envolvimento dos pais com a escola.
Um dos pais se propôs a ir, no dia ele tentou desmarcar, mas no final foi. Quando ele chegou as crianças ja estavam sentadas e ansiosas para ter alguém diferente lendo um livro para eles. O Pai no começo sentiu-se um pouco inibido e não sabia muito o que fazer, mas no final do primeiro livro ele se sentiu tão à vontade que acabou lendo tres estorias e quiz voltar outras vezes. O pai também recebeu um certificado que foi assinado por todas as crianças.
Depois do primeiro eu tive cinco outros pais que foram a escola ler para as crianças e todos adoraram a experiência. Todos pediram para ir de novo e o envolvimento dos pais com a escola melhorou muito.
Gostaria de todos os anos repetir essa experiência para que mais e mais os pais estejam envolvidos com a escola e a educação dos filhos.
É de vital importância tanto para as crianças, em termos de desenvolvimento emocional e acadêmico, quanto para os pais é muito importante e recompensador saberem como eles podem fazer uma diferença.
Sobre a Autora:
Betina Serson M.Ed. - É Mestre em Early Childhood Education nos Estados Unidos, Pedagoga e Psicopedagoga pós-graduada pela PUC-SP, palestrante nos Estados Unidos sobre educação multicultural dentro da sala de aula. Ela também pode ser contactada pelo email:
Sersonb2@cs.com

Nenhum comentário: