
Este blog é para mostrar um pouco do trabalho do CEI. PÉ-DE-MOLEQUE através de atividades diversas , fotos de eventos e projetos. Aqui vocês encontrarão também atividades de alfabetização, desenhos para imprimir , projetos pedagógicos prontos e muito mais!
terça-feira, 27 de janeiro de 2009
Atividades de Alfabetização
sábado, 24 de janeiro de 2009
PERFIL DO EDUCADOR

Capacidades de trabalho a serem valorizadas por todos os profissionais que estão na área de educação:
Ter equilíbrio pessoal e experiência anterior.
Identificar-se com o projeto político-pedagógico da escola, tanto na estrutura de funcionamento quanto na cultura organizacional.
Ter projeto pessoal de auto-formação profissional.
Ter capacidade de trabalho em equipe.
Ter capacidade de construir uma relação de qualidade com os alunos.
Ter capacidade de gerenciar a sala de aula, garantindo um clima propício à aprendizagem, ter fortes compromissos com as dificuldades dos alunos e desenvolver empatia com a faixa etária.
Estabelecer vínculos afetivos e de trabalho, buscando coerência entre o discurso e a prática.
Saber ensinar de modo coerente, de acordo com a demanda da instituição: ter carisma pessoal, comunicar-se com clareza, demonstrar preocupação com as questões educacionais, saber agrupar os alunos, interagir com as características do grupo-classe e favorecer a produtividade entre eles.
Manter seus compromissos funcionais, como: assiduidade, pontualidade, compromisso com os prazos de tarefas, disponibilidade de tempo para reuniões, disposição para documentar seus trabalhos, saber elaborar planos de estudo e relatórios.
Ser cordial com os pais dos alunos e manter uma parceria constante, visando ao melhor desenvolvimento do aluno.
SE VOCÊ TEM E DISPÕE DAS CARACTERÍSTICAS CITADAS NOS ITENS ACIMA, PARABÉNS, VOCÊ É UM PROFESSOR QUE TODO ALUNO GOSTARIA DE TER! SUA VIDA PROFISSIONAL SERÁ DE MUITO SUCESSO!
PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002. p.
ACORDO ORTOGRÁFICO
O QUE FOI REFORMULADOAlfabetoIntroduzem-se as letras k, w e y em nosso alfabeto,que passa a ter 26 letras.TremaDeixa de existir, a não ser em nomes próprios estrangeiros e seus derivados.Exemplo: mülleriano (de Müller).HífenNão se usa hífen:1 – Nas formações em que o primeiro elemento termina em vogal e o segundo começa com r ou s. Nesses casos, dobram-se o r ou o s.Exemplos: antirreligioso, contrarregra, antissemita, contrassenha, cosseno.2 – Nas formações em que o primeiro elemento termina em vogal e o segundo começa com uma vogal diferente.Exemplos: antiácido, extraescolar, autoestrada, autoaprendizagem.3 – Em certos compostos em que se perdeu a noção de composição:Exemplos: paraquedas, paraquedismo, paraquedista.Usa-se hífen:Nas formações em que o primeiro elemento termina na mesma vogal com que se inicia o segundo.Exemplos: anti-ibérico, arqui-irmandade, micro-onda, eletro-ótica.Exceção: Nas formações com o prefixo co-, este se junta com o segundo elemento mesmo quando iniciado por o: coobrigação, coocupante, coordenar, cooperação.Acentuação gráficaNão levam acento circunflexo:1 – As terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos crer, dar,ler e ver e correspondentes formas compostas.Exemplos: creem, descreem; deem; leem, releem; veem, reveem.2 – As palavras terminadas em hiato oo.Exemplos: abençoo, enjoo, povoo, voo.Não levam acento agudo:1 – Os ditongos ei e oi da sílaba tônica das palavras paroxítonas.Exemplos: assembleia, ideia, onomatopeico, proteico, jiboia, alcaloide, heroico, paranoico.2 – O i e o u tônicos das palavras paroxítonas quando precedidos de ditongos.Exemplos: baiuca, boiuno, feiura.3 – O u tônico das formas rizotônicas dos verbos arguir e redarguir.Exemplos: arguo, arguis, argui, arguem; redarguo, redarguis, redargui, redarguem.Acento diferencialNão se acentuam mais:• para (á) flexão de parar• pela (é) substantivo e flexão de pelar• pelo (é) flexão de pelar e pelo (ê) substantivo• polo (ó) substantivo• pera (ê) substantivoTranslineaçãoRepete-se o hífen:Na mudança de linha, quando a partição de uma palavra composta ou de uma combinação de palavras em que há hífen coincide com o final de um dos elementos oumembros, deve-se repetir o hífen no início da linha imediata.Exemplos: ex- vice--alferes -almiranteserená- serená-los--los-emos -emos
O QUE PERMANECE
HífenUsa-se o hífen:1 – Nas formações em que o segundo elemento começa com h.Exemplos: super-homem, ultra-higiênico, extra-humano.2 – Nas formações com circum- e pan-, quando o segundo elemento começa com vogal, m ou n.Exemplos: circum-escolar, circum-murado,circum-navegação, pan-africano, pan-mágico,pan-negritude.3 – Nas formações com ex-, pós-, pré-, pró-, sota-,soto-, vice- e vizo-.Exemplos: ex-diretor, pós-graduação, pré-escolar, pró-europeu, sota-piloto, soto-mestre,vice-presidente, vizo-rei.4 – Nas formações com inter-, hiper- e super- quando o segundo elemento começa por r.Exemplos: inter-resistente, hiper-realismo, super-resfriado, super-romântico.5 – Nos compostos com os advérbios bem e mal quando o segundo elemento começa por vogalou h.Exemplos: bem-aventurado, bem-estar,bem-humorado; mal-afortunado, mal-estar,mal-humorado.Obs.: Ao contrário de mal, bem pode não se juntar com palavras começadas por consoante.Exemplos: bem-criado (malcriado), bem-falante (malfalante), bem-mandado (malmandado),bem-nascido (malnascido), bem-visto (malvisto).6 – Nos compostos com os elementos além, aquém, recém e sem.Exemplos: além-mar, além-fronteiras,aquém-Pireneus, recém-casado, recém-nascido,sem-cerimônia, sem-número, sem-vergonha.Acentuação gráficaMantêm-se as regras básicas de acentuação:1 – ProparoxítonasTodas são acentuadas.Exemplos: ônibus, pássaro, romântico.2 – ParoxítonasTerminadas em r (açúcar), l (nível), n (hífen), x (fênix),i/is (júri), us (vírus), um/uns (álbum), ão/ãos (bênção),ã/ãs (órfã), ei/eis (jóquei), ps (fórceps), ditongo crescente (colégio).Obs.: • Não se acentuam paroxítonas terminadas em ens (hifens).• Não se acentuam prefixos paroxítonos terminados em i e r (anti-histórico,super-homem).3 – Monossílabas tônicasTerminadas em a/as (pá), e/es (pé), o/os (só),éi/éis (réis), éu/éus (véu), ói/óis (dói).4 – Oxítonas tônicasTerminadas em a/as (sofá), e/es (café), o/os (tricô), éi/éis (papéis), éu/éus (fogaréu), ói/óis (herói),em/ens (refém).5 – Casos especiaisa) Acentuam-se o i e o u tônicos dos hiatos, desde que sozinhos na sílaba ou seguidos de s (saída, faísca).Obs.: Não se acentua o i tônico seguido de nh (fuinha, rainha).b) Acentuam-se as terceiras pessoas do plural dos verbos ter, vir e correspondentes formas compostas.Exemplos: têm, vêm (de “vir”), abstêm, advêm, contêm, detêm, obtêm, mantêm, provêm (de “provir”).c) Mantém-se o acento diferencial (circunflexo) nas formas verbais:• pôr (verbo), para se diferenciar de por (preposição);• pôde (terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo), para se diferenciar de pode (terceira pessoa do presente do indicativo).
quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
-PREGADORES em EVA -
DICAS DE ATIVIDADES
Livros Ilustrados: Atividades para crianças entre 18 meses e 6 anos. Os livros aqui abordados são de histórias infantis com muitas e coloridas ilustrações.
Coleções:Atividades para serem realizadas com Coleções, um importante aliado educativo, para crianças dos 6 anos em diante.
Livros de Ficção:Atividades para crianças entre 6 e 14 anos. As ficções para crianças nessa idade, podem ter uma Trama mais elaborada e normalmente são ilustradas.
Softwares Educativos:Para crianças acima dos 6 anos. São programas que possuam propriedades didáticas, ou possam contribuir para desenvolver ou aperfeiçoar a capacidade mental, intelectual, do usuário.
Livros de Não Ficção:Atividades para crianças entre 6 e 14 anos. Os livros de Não Ficção, além de divertir são fontes seguras de informações e de grande valor na formação da criança.
Sobre as Dicas de Atividades:
As Crianças naturalmente aprendem mais através de brincadeiras e diversão. As Dicas de Atividades vão ajudar você a criar momentos de lazer, enquanto ensina a seus filhos. As dicas de atividades com Livros, Softwares, Brinquedos e outros itens, foram preparadas para crianças entre 2 e 14 anos e em alguns casos, para faixas etárias maiores.As Atividades estão organizadas por idade, mas, podem ser adaptadas para outras situações sem problemas. (sitededicas.uol.com.br)
DICAS DE AUTO ESTIMA
Esta é uma dica sobre um problema que atinge todos os seres vivos...
De início pode não parecer uma Dica de Educação. Analisando melhor você vai perceber que é educativo sim, e se refere a cada um de nós. E o mais importante, além de motivador é auto educativo.
Você sabia que Preocupação e Depressão são parentes próximos?
Não se aflija por antecipação, porquanto é possível que a vida resolva o seu problema ainda hoje, sem qualquer esforço de sua parte.
Não é a preocupação que aniquila a pessoa e sim a preocupação em virtude da preocupação.
Antes das suas dificuldades de agora, você já faceou inúmeras outras e já se livrou de todas elas, com o auxílio invisível da mesma força que o criou.
Uma pessoa ocupada em servir nunca dispõe de tempo para comentar injúria ou ingratidão.
Disse um notável filósofo: "Uma criatura irritada está sempre cheia de veneno", e podemos acreditar: "e de enfermidade também".
Trabalhe antes, durante e depois de qualquer crise e o trabalho garantirá sua paz.
Conte com as bençãos que lhe enriquecem a vida, em anotando os males que porventura lhe visitem o coração, para reconhecer o saldo imenso de vantagens a seu favor.
Em qualquer fracasso, compreenda que se você pode trabalhar, pode igualmente servir, e quem pode servir carrega consigo um tesouro em mãos.
Analise com calma seus desejos e seja franco consigo mesmo. Serão todos eles mesmo necessários à sua vida. Sendo sincero consigo mesmo - quem mais pode ser? - você vai perceber que a maioria deles não são de fato necessários.
E por maior que seja o fardo de sofrimento, lembre-se de que a mesma força invisível que o colocou sobre a Terra, que aguentou com você ontem, aguentará também hoje.
Finalmente lembre-se; na Terra tudo é passageiro e vive melhor quem escolhe melhor seus problemas. Assim não deixe que todos os problemas do mundo o dominem, escolha os que merecem atenção e entenda de uma vez por todas: Se você está diante dele é porque é capaz de superá-lo.
Observação importante: Esta lista pode estar incompleta, mas acho que a mensagem está muito clara.
Fonte: Anônima.
Histórias no Jardim de Infância

Compreendendo a criança...
A professora de jardim de Infância deve contar histórias diariamente. Estas podem ser conhecidas ou novas, dependendo do interesse da turma, sendo que o número de repetições é ilimitado.
A escolha das histórias deve ser feita entre os livros de pouco texto, linguagem simples e com ilustrações grandes e sugestivas, atendendo às diferentes necessidades da turma.
Exemplo: A professora sabe, por informações dos pais, que uma das crianças do grupo tem problemas de alimentação; ela, então, poderá contar uma história do COELHINHO MANHOSO.
No preparo de um plano de trabalho atender-se-á a diferentes itens, dentre os quais:
1. Horário - Em jardim, com exceção das atividades em que a escola necessita que haja uma coordenação de horário das turmas (lavagem das mãos, merenda, higiene dentária, recreio, repouso), o horário não pode ser rígido.As atividades deverão surgir do modo mais natural possivel e de acordo com as oportunidades.A criança não deve sentir que há "hora da história". Para tal a professora deve usar todos os artifícios.
2. Local e Arrumação - A professora poderá contar a história dentro da sala, no pátio, com as crianças sentadas nos degraus de uma escada, no jardim, etc.Quanto à arrumação, as crianças deverão ficar de frente para a professora de modo que todas vejam perfeitamente o livro, a professora dramatizando a história ou o material que está sendo usado
3. Motivação - A criança não deve perceber que a professora deseja contar uma determinada história. Cabe a esta, pondo em jogo toda a sua habilidade, levar o interesse do grupo a um ponto tal que a história venha a ser solicitada pelo mesmo.
4. Apresentação da História - A professora precisa conhecer bem o texto da história porque ela não deve ler mas sim, contar; e contar com linguagem simples, ao alcance do grupo que a ouve.
A história deve ser contada com o auxílio do material (livro, desenhos no quadro negro, fantoches, gravuras, figuras dos personagens recortadas em cartolina, teatros de sombra e de vara, etc.) porque a criança de jardim precisa de algo concreto para poder seguir a sequência do que lhe está sendo contado.
Durante a história a professora pode, de vez em quando, solicitar a cooperação da criança - por exemplo: "... e agora, diz ela virando a página e mostrando às crianças; Olhem quem vem falar com o cãozinho ... isso mesmo o padeiro."Este artifício poderá também ser usado quando a professora perceber que houve um momentâneo desinteresse das crianças.
5. Comentário - Embora a história, para a criança, seja sempre apenas recreativa, a professora não deve deixar escapar esta esplêndida oportunidade de aumentar os conhecimentos do grupo por meio de comentários sobre a mesma.
Para isso, a professora, ao escolher a história, deve prever o que de interessante e útil poderá conversar com as crianças.
Exemplo: Numa história em que um cãozinho fala com pessoas de diferentes profissões, o assunto do comentário pode ser encaminhado para as "profissões" - as da história, outras que as crianças conheçam e algumas que a professora hábilmente lembra.
Fonte: Boletim do Depto de Educação Primária – DF
Como as crianças aprendem
Estilos de Aprendizagem
Observe as crianças brincando, interagindo, e aprendendo e uma coisa vai ficar muito clara. Algumas crianças gostam de aprender as coisas de um certo modo enquanto que outras se sentirão mais confortáveis aprendendo a mesma, mas de uma maneira totalmente diferente.Essa "maneira" individual pela qual a criança prefere aprender é, na essência, o Estilo de Aprendizagem dela.Por exemplo: As Crianças que gostam que leiam histórias para elas podem ter um Estilo de Aprendizagem diferente daquelas que preferem brincar com Blocos de Construção (tipo Lego), ou Cantar músicas, ou simplesmente Brincar com as outras crianças. Assim, conhecendo que tipo de abordagem é a mais adequada para seu filho ou aluno, vai ficar muito mais fácil para você criar experiências educacionais muito mais eficazes, divertidas, e ainda fazer desse processo um ato de prazer.
Textos para pais e educadores;
Quando se fala do envolvimento dos Pais com a educação dos filhos logo se pensa em artifícios complicados e impossíveis que cada um deve empreender para tornar isso possível.
A educadora Betina Serson, uma brasileira residente nos Estados Unidos, fez recentemente uma rica experiência em sala de aula, mostrando que com simplicidade e boa vontade, do educador e dos familiares, coisas com de um valor educativo fantástico podem acontecer.
Em paises como o Brasil e os Estados Unidos onde a grande maioria dos professores em pré escola são mulheres, existe uma defasagem muito maior entre os meninos e as meninas em termos de interesse pela leitura, sendo que as meninas demonstram um maior interesse por livros e em comparação com paises onde existem professores de ambos os sexos onde essa defasagem é muito menor.
Os pais e as mães tem um jeito diferente de se relacionar com os filhos. as mães geralmente são as mais disciplinadoras e os pais geralmente são os companheiros de brincadeiras e de bagunça. Além disso as mães são as que tem maior contato com os professores e portanto sentem-se mais à vontade quando entram na classe dos filhos. Muitos pais gostariam de ter uma maior participação na escola dos filhos, mas muitas vezes não sabem por onde começar.
Pensando assim eu mandei uma carta aos pais convidando-os a irem a escola e lerem um livro (que eu providenciaria) para as crianças, não houve resposta.
Depois eu decidi pedir pessoalmente aos pais e as mães e explicar-lhes o porque que eu achava tão importante a presença e o envolvimento dos pais com a escola.
Um dos pais se propôs a ir, no dia ele tentou desmarcar, mas no final foi. Quando ele chegou as crianças ja estavam sentadas e ansiosas para ter alguém diferente lendo um livro para eles. O Pai no começo sentiu-se um pouco inibido e não sabia muito o que fazer, mas no final do primeiro livro ele se sentiu tão à vontade que acabou lendo tres estorias e quiz voltar outras vezes. O pai também recebeu um certificado que foi assinado por todas as crianças.
Depois do primeiro eu tive cinco outros pais que foram a escola ler para as crianças e todos adoraram a experiência. Todos pediram para ir de novo e o envolvimento dos pais com a escola melhorou muito.
Gostaria de todos os anos repetir essa experiência para que mais e mais os pais estejam envolvidos com a escola e a educação dos filhos.
É de vital importância tanto para as crianças, em termos de desenvolvimento emocional e acadêmico, quanto para os pais é muito importante e recompensador saberem como eles podem fazer uma diferença.
Sobre a Autora:
Betina Serson M.Ed. - É Mestre em Early Childhood Education nos Estados Unidos, Pedagoga e Psicopedagoga pós-graduada pela PUC-SP, palestrante nos Estados Unidos sobre educação multicultural dentro da sala de aula. Ela também pode ser contactada pelo email: Sersonb2@cs.com
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
PROFISSIONAIS
OFICINAS
UNIFORMES
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO:
VESPERTINO: das 12:30 às 17h
PERÍODO INTEGRAL: das 7h às 19h
MENSALIDADES E MATRÍCULA
segunda-feira, 12 de janeiro de 2009
terça-feira, 6 de janeiro de 2009
ATENÇÃO PAIS ! A LISTA DE MATERIAL ESTÁ PRONTA
500 FOLHAS SULFITE A4;
200 FOLHAS SULFITE COLORIDA;
8 STENCIL;
2 CADERNOS BROCHURÃO;
1 CADERNO DE DESENHO (GRANDE);
1 CADERNO PEQUENO PARA ANOTAÇÕES;
1 ESTOJO COMPLETO ( 2 LÁPIS PRETO, 2 BORRACHAS, CANETINHAS, LÁPIS DE COR, 1 APONTADOR);
1 PASTA POLIONDA GROSSA;
3 TUBOS DE COLA;
1 CX DE GIZ DE CERA;
2 CX DE MASSA P/ MODELAR;
1 CX DE COLA COLORIDA;
1 CX DE BRILHO COLLOR;
1 CX DE TINTA GUACHE;
1 PINCEL MÉDIO;
1 AVENTAL;
1 CANECA DE PLÁSTICO;
1 PCT DE COPO DESCARTÁVEL;
1 PCT DE LANTEJOULA E ESTRELINHA;
1 JOGO PEDAGÓGICO; ( PEÇAS DE PLÁSTICO OU MADEIRA);
1 LIVRO INFANTIL OU REVISTA EM QUADRINHOS;
4 FOLHAS DE CREPOM;
2 FOLHAS DE PAPEL PARDO;
1 CARTOLINA;
4 FOLHAS DE COLLOR SET;
3 FOLHAS DE E.V.A;
1 FOLHA DE LAMINADO;
1 FITA CREPE;
1 DUREX COLORIDO;
02 LTS DE ÁLCOOL;
100 PALITOS DE PICOLÉ;
1 CX DE CAMISA;
3 ENVELOPES (BRANCO) A4;
1 BRINQUEDO P/ A BRINQUEDOTECA;
HIGIENE PESSOAL:
· 1 SABONETE SIMPLES;
· 1 CREME DENTAL E 1 ESCOVA;
· 1 PACOTE DE PAPEL HIGIÊNICO;
· 1 TAPETE;
· 1 TOALHA DE MÃO; ( COLOCAR TODOS OS DIAS NA LANCHEIRA NÃO ESQUECER DE ETIQUETAR);
OBS: O MATERIAL SERÁ CONFERIDO NA ENTREGA, DEVERÁ ESTAR COMPLETO E CONTER O NOME DO ALUNO.
DEVIDO A SEGURANÇA E DURABILIDADE FAVOR NÃO COMPRAR JOGO PEDAGÓGICO DE E.V.A OU PAPELÃO.
200INOVAÇÃO
2009 SERÁ UM ANO DE MUITAS NOVIDADES!!!
ACOMPANHE O BLOG DE NOSSA ESCOLA E FIQUE POR DENTRO DOS ACONTECIMENTOS E NOVIDADES....
SEJAM BEM VINDOS!